terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Avaliação escolar: suas contribuições para a exclusão escolar e social




É importante nesse início de ano letivo levantar o debate sobre a avaliação da aprendizagem. A avaliação escolar é fundamental para o sistema educativo e deveria servir para promover a inclusão daqueles que não alcançaram o mínimo satisfatório de aprendizagem.


Entretanto, o que vemos na prática é que aquele aluno que não é considerado dentro de um padrão é excluído e fadado a diversas reprovações até chegar ao abandono escolar. Porque quando a avaliação escolar não serve para incluir e auxiliar o educando, ela pode estar a serviço da exclusão. 

Em muitos sistemas escolares desenvolvidos a avaliação não é feita através de notas e conceitos; e sim através de uma visão ampla do que o aluno ainda não atingiu e um redirecionamento do percurso de aprendizagem que ele deve percorrer para atingir um nível satisfatório. 

Nós, professores, precisamos refletir sobre o nosso papel e a nossa responsabilidade quanto a exclusão escolar e, em consequência, social. Nossa avaliação tem servido para incluir, acolher e redirecionar os alunos ou tem servido para separar os "bons" dos "inferiores" e aprofundar as desigualdades existentes? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário